Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

A loucura da Pregação.


1 Co 1:18-29.
A sabedoria humana é nula diante da Pregação da Palavra.
            Este texto mostra a fragilidade de uma sociedade firmada em sua sabedoria. Eu diria que vários cientistas, filósofos, biólogos, sociólogos e economistas, até hoje, têm fracassado na tentativa de fazer do homem um ser melhor. O que esta sociedade tem produzido, pelos seus próprios esforços? Nada mais, nada menos do que homens capazes de entrar em uma escola e matar de maneira cruel crianças e adolescentes.
            A sabedoria humana pode ser inteligente e eloqüente, mas não satisfazem a necessidade de um homem ser mudado, e Deus quebra todas essas expectativas e paradigmas pela loucura da pregação. Por isto Paulo, fala 1:21  Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.
            É loucura, mas é a maneira que Deus escolheu para nos salvar. É algo incompatível com o conceito esperado pelos judeus, de um Messias manifestado em toda sua glória e poder. É também incompatível com a maneira como os gregos queriam, utilizando todo o seu saber e eloqüência. Aprouve a Deus salvar o homem somente por essa loucura, por isso temos dificuldades para entendê-la. Que sociedade humana é capaz de transformar bandidos, terroristas, ladrões e imorais em filhos de Deus? A sabedoria humana não transforma isso, mas o Cristo crucificado sim. Não se esqueça que a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário