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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

APOSTASIA



Texto: Jeremias 2.1-37
            Este capítulo é um sermão poderoso sobre a apostasia.
APOSTASIA: Palavra deriva do termo grego Apostasis, é uma palavra composta: Apó – para fora de, distante, e o termo stasis de– colocar-se posição. Provavelmente o termo deriva do ambiente militar e significa deserção. Assim apóstata não é apenas o desertor no sentido lato do tema, mas aquele que está fora da sua posição, que não acata as ordens do seu superior, aquele que se esconde da guerra e principalmente aquele que foge da batalha. Apóstata é principalmente uma pessoa que contávamos, mas que na hora da contagem real não compareceu. Em seu sentido mais literal, apóstata é estar sentado, ou seja, não se apresentar para o serviço, assumir posição de descaso quando a posição devida seria sentido. Apostasia não é apenas abandono da fé em Jesus, mas principalmente abandono da fé em Jesus no sentido lato, ou seja, a pessoa pode continuar professando, mas está longe de Jesus
“Há muitas pessoas que amam o reino celestial de Jesus, porém poucas carregaram a sua cruz; muitas ansiando por conforto, mas poucas que suportam sofrimentos. Longa é a fila das pessoas que compartilham de seu banquete, porém curta é a fila dos que compartilham de seu Jejum. Todos desejam tomar parte em seu jubilo, mas somente uns poucos estão dispostos a sofrer por sua causa. Há muitos que seguem a Jesus até o partir do pão, poucos quando o momento é de beber o cálice do sofrimento. Muitos que reverenciam seus milagres, poucos que o seguem na indignidade de sua cruz”.Thomas Kempis
Depois da chamada de Jeremias e das visões que lhe são concedidas para o fortalecer em espírito, registra ele que recebeu a palavra do Senhor (1). Todas as suas mensagens são inspiradas por Deus. Esta seção contém duas delas (Jr 2.1-3.5 e Jr 3.6-6.30).
A primeira mensagem de Jeremias (Jr 2.1-3.5)
Israel foi outrora a noiva de Iavé (2), tão bela e quão pura em santidade para o Senhor (3; ver Os 2.2-20).
É interessante olharmos o contexto que Jeremias está pregando. O povo vinha das mãos do pior rei sobre os hebreus, Manasses.
- Ele incentivou a prática de cultos pagãos, envolvendo todas as comunidades em orgias sexuais.
- Institui prostitutas em santuários espalhados por todo o país.
- Importou mágicos e feiticeiros dos povos vizinhos que escravizavam o povo com suas magias e encantos.
- Chegou ao ponto de colocar o seu próprio filho no altar durante um ritual de magia negra e o queimou como sacrifício (2 Rs. 21).
- O templo construído por Salomão, para reverenciar o Deus invisível, estava tomados por mágicos e prostituas. E ídolos em forma de monstros e bestas.
- Com ele os assassinatos eram freqüentes. Com isso só podemos dar uma definição a este homem conforme as escrituras. “E Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel”. (2 Rs 21.9).
Este era o contexto anterior, mas Israel vivenciou um avivamento pelas mão do rei Josias: Dá-se inicio a um dos mais notáveis capítulos da historia do povo judeu.
- Nele havia um espírito inocente e incorrupto que Deus usou para trazer de volta a vida a Israel.
- Josias sabia o estado daquela nação. Ele sabia que tinha de começar em algum lugar uma grande reforma. Então, ele escolheu começar pelo o lugar do culto, o coração das pessoas.
- Ele sabia que as vidas das pessoas são reflexos do culto que praticam. Ele começou uma faxina completa no templo.
-Baniu todo e qualquer vestígio de falsa adoração.
- A imoralidade fomentada e incentivada por governos anteriores fora totalmente aniquiladas.
 - As prostitutas, que desfrutavam um lugar especial no templo, foram completamente banidas. Os magos e adivinhos que haviam estabelecido os seus negócios dentro do templo foram expulsos.
- Os velhos altares foram colocados abaixo, e as pessoas foram instruídas no caminho da fé. Jamais uma reforma foi tão ampla e clara e seus objetivos fora executada com tamanha consistência. Toda a imundícia fora varrida daquele daquela cidade e de todo país.
            O que nos chama a atenção é que depois desta grande reforma. Depois de tudo estar em ordem. Os crimes terem cessado, a superstição religiosa foi tratado e culto imoral ter acabado. Logo encontramos no capitulo 2 o Senhor mostrando a sua decepção com esta nação.
            O que não é diferente em nossos dias. O Senhor Deus fez uma verdadeira reforma espiritual em nossas vidas, mas logo nos encontramos abandonando o manancial de aguas vivas.
Encontramos aqui este povo sendo acusados de desviar da fé, o que é pior achando que estavam certos
Eles voltaram a preferir as divindades estrangeiras as quais Jeremias comparou a cisternas rotas, que não podem reter a água. É como um balde furado que você carrega, mas quando chega ao seu destino não tem água.
Esta geração estava sendo acusada de adultério, por haverem trocado o seu Deus por deuses pagãos. (2. 5-8; 11)
Esta geração precisava de uma reforma diferente, não de mente, mas de coração que não fosse baseada em imagens sem substancia. Esta geração achava que pelo fato de terem o templo as Escrituras poderiam viver uma fachada de santidade.
É um perigo viver com base nas aparências exteriores, esquecendo-se dos valores interiores. Vivemos em cultura que a imagem é tudo e a substancia é nada.
Jeremias, convida esta geração para uma mudança radical que começa por uma ordem a confessar os pecados (3:13).
O Senhor começa a chamar esta nação a confessar a sua culpa por que se afastaram do Senhor, rebelando-se contra Ele. Continua com uma ordem para se arrependerem. (3:14)
              Deus aviva a memória de Israel lembrando-lhe toda a Sua misericórdia (6-7).
              Meus querido o pecado sega (Jr 2.14-19). Neste parágrafo, vemos como o pecado assoberba uma nação. Israel, nascido livre, vai-se transformar num escravo. Escravo nascido em casa (14); havia duas espécies de escravos: os adquiridos por compra e os nascidos em casa do amo, que eram sua propriedade permanente.
              A infidelidade a Deus não é apenas uma coisa má; acarreta também prejuízos bem tristes (15).
A DEGENERAÇÃO CORROMPE O CORAÇÃO (Jr 2.20-28).
              Estes versículos descrevem o caráter arraigado da sua iniqüidade e da sua espantosa teimosia em continuar no seu pecado. Jeremias compara o seu povo a uma fera do deserto no cio, possuída de tão forte desejo sexual que qualquer macho que a pretenda a poderá encontrar sem fadiga, como se fosse a fêmea a perseguir o macho. (25).
              Os estranhos são os desejos do seu coração. O anseio dos israelitas de participar nas práticas idólatras das nações pagãs era tão grande que estavam resolvidos a não permitir que qualquer coisa os impedisse de o fazer.
              No tempo da tua tribulação (28). A hora de provação que se aproximava obrigá-los-ia a reconhecer com vergonha quão inúteis eram aqueles seus desejos. Como um ladrão, seriam apanhados em flagrante (26-27). Que desejos são estes? São todos aqueles que estão em primeiro lugar, a fazer a vontade de Deus
              Apesar da bondade do Senhor para conosco, muitos afirmam a sua completa independência, não demonstrando sequer o menor vestígio de comezinha gratidão humana (32).

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