Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Perigo: "Armadilhas na pista"


Salmo 119:61-64 Laços de perversos me enredam; contudo, não me esqueço da tua lei. Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos. Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. A terra, SENHOR, está cheia da tua bondade; ensina-me os teus decretos.
  Ainda poderemos cair novamente, errar o passo o risco continua real. As armadilhas continuarão. Se não estivermos firmes em nossa resolução de andar segundo a vontade de Deus, o perigo de um novo tombo é concreto. Atente para o Salmo 119:61 Laços de perversos me enredam; contudo, não me esqueço da tua lei.
Apesar de o salmista ter acabado de dizer que decidiu voltar com pressa a obedecer ao Senhor, Salmos 119:60 Apresso-me, não me detenho em guardar os teus mandamentos, ele reconhece que, neste caminho, enfrentará oposição. Ainda há “laços”, “armadilhas”. Seria muito bom, se pudéssemos ser rodeados apenas por pessoas boas, que nos amam, nos querem bem, amigos de verdade. Mas não há ninguém que tenha esse privilégio de ter somente este tipo de pessoa do seu lado. No Salmo 119, o autor faz questão de mostrar a presença dos adversários. Mas o salmista não permite que estes inimigos, com suas ciladas, alterem a sua conduta. Ele se apega a Deus e sua palavra. “Só aquele que age assim pode sobreviver neste mundo de inveja, ódio e violência”.
Sabendo que as armadilhas ainda serão preparadas, o salmista começa a tratar de algumas atitudes preventivas que tomará para continuar no caminho certo. Essas atitudes podem ajudá-lo a se manter de pé. Primeiro, vai manter uma comunhão viva com Deus. No verso 62 Levanto-me à meia-noite para te dar graças, por causa dos teus retos juízos. O coração do salmista transbordava de gratidão pelos juízos do Senhor. Não há como manter os nossos pés fincados no caminho certo, se não tivermos comunhão viva com o Senhor. Segundo lugar, o salmista tinha amigos e mostra que continuaria ao lado deles. Ele afirma ser amigo daqueles que eram tementes a Deus.
Havia pessoas que compartilhavam de sua busca espiritual. Versículo 63  Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos. A força da unidade é necessária para nos mantermos de pé. “Os que têm mente idêntica nos fortalecem, e nós os fortalecemos, e isso é parte importante do andar espiritual”. O salmista escolheu andar com aqueles que andavam com o Senhor. Façamos isso também.
Você já fez o compromisso sério, diante de Deus, de obedecer as suas palavras (Sl 119:57), de ter a Bíblia como sua única regra de fé e de prática? Já se comprometeu a pautar sua conduta nos ensinos bíblicos? E andar com pessoas que glorifiquem o nome do Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário