Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

UMA VIDA POR EXCELÊNCIA.


Jr 1:1-3. Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; a ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom e rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado; e também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, e ainda até ao quinto mês do exílio de Jerusalém.
(Eugene Peterson).
            Quando Deus concede acontecimentos importantes, em geral envia alguém para interpretá-los. Deus envia Jeremias um profeta notável com uma percepção da vontade de Deus para o seu povo. Durante mais de 40 anos Jeremias não poupou esforços para declarar a Palavra de Deus igualmente ao rei e ao povo. Seu livro retrata sua vida e a mensagem de Deus para uma vida de excelência. Jr 6:16-19.
Assim diz o SENHOR: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos. Também pus atalaias sobre vós, dizendo: Estai atentos ao som da trombeta; mas eles dizem: Não escutaremos. Portanto, ouvi, ó nações, e informa-te, ó congregação, do que se fará entre eles! Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras e rejeitam a minha lei.
            Jeremias por causa da sua pregação sofreu várias ameaças foi acusado pelos sacerdotes da época por blasfêmia ao predizer a destruição do templo, apanhou foi preso ao tronco, foi jogado em uma cisterna.
Somente a proteção divina manteve Jeremias e seu secretário, Baruque, livre da ira do rei e do povo. Jeremias era um homem corajoso ao viver de acordo com suas convicções. Nenhum de seus sofrimentos como ameaça da família, da realeza, dos sacerdotes fizeram com que se afastasse de sua mensagem. Ele sabia o que deveria saber e o fez, nem sempre feliz, mas sempre com fidelidade e coragem.
            Quando o povo de Israel ouvia falar no nome Jeremias o que será que eles sentiam? Será que eles diziam lá vem aquele que quer se aparecer com sua mensagem? Ou eis aí mais um maluco que fala a respeito de Deus? Ou eis um homem íntegro de coragem e de uma vida digna?
            O que há por trás de um nome? Os nomes eram muito importantes no Antigo Testamento. Cada nome tinha um significado e ele se tornava parte importante da vida do ser humano. Os judeus acreditavam que deveria se conhecer o nome da pessoa antes de conhecer a própria pessoa.
            Frequentemente os nomes se referiam a um traço da personalidade que os pais esperavam da criança ou de acontecimentos, por exemplo, se uma mulher fosse ao poço buscar água e o seu filho nascesse ali, ela poderia chamá-lo de Beera, nascido junto ao poço.
            O livro de Jeremias principia com um nome próprio, ou seja, Jeremias. O conjunto de nomes próprios que abrem o livro demonstra a característica do livro; o individual em contraposição à multidão, o espírito singular contra a consciência cultural coletiva, ou seja, Jeremias o indivíduo no centro de toda uma cultura e de sociedade corrupta e mentirosa.
            Quando nascemos recebemos um nome, não um número, é pelo nome que somos reconhecidos, se eu disser agora o nome de Adolf Retalie, o que vocês pensariam guerra, morte, destruição.
            Em muitas áreas da vida só somos reconhecidos pelo nosso número do C.P.F, ou pelo título que ostentamos.
Digamos que você estivesse diante de um grande amigo seu de infância que lhe conhecesse bem, mas, ele é o gerente do banco que você irá abrir uma conta. Se você simplesmente chegar e dizer eu sou fulano de tal você me conhece deixa esta burocracia de lado e abra logo minha conta, isto não existe; porque hoje em dia o nome não é algo mais confiável. E sabe porque? Porque as pessoas perderam a dignidade de uma vida por excelência.
            Meu pai sempre dizia desta vida nada se leva, a não ser o bom nome que deixamos, se eu hoje chegar em qualquer lugar do interior deste estado em que houver uma igreja Presbiteriana e disser que sou filho do Pr. Josué eu tenho casa e comida. Pela excelência da vida que meu pai teve. Mas será que meus filhos terão este mesmo privilégio, será que eu tenho um bom nome?
            Ninguém pode avaliar a minha vida mediante o trabalho que eu executo. Nem pode determinar o meu valor através do salário que ganho. Nenhuma pessoa é capaz de conhecer o que esta em minha mente a não ser que diga o meu nome.
            O significado de um nome não se encontra em um dicionário. Mas podemos encontrar no relacionamento com Deus.
            Nomear é um caminho de esperança. Damos nome a uma criança pensando em alguém ou uma qualidade que esperamos que venha ela a ter. Alguns pais dão nomes aos seus filhos pensando em seus ancestrais, em um artista, em um herói. Não importa qual é o seu nome, mas o caráter que você vai dar a este nome é que é importante.
            No dia em que Jeremias nasceu seus pais lhe deram um nome antevendo a maneira como Deus agiria em sua vida. O nome de Jeremias significa “O Senhor é exaltado” ou ainda “O Senhor lança”.
Com o olhar de esperança seus pais olharam para o futuro e vira o seu filho como alguém em cuja vida o Senhor seria exaltado. Ou então, viria na vida de seu filho, uma pessoa que seria lançada na comunidade como um dardo de Deus invadindo as defesas do egoísmo com a justiça e misericórdia.
A maioria dos nomes ao longo da história de Israel foi composta com o nome de Deus. Os nomes antecipavam o que cada um seria quando crescesse.
Josias significa, Deus sara. Jeoaquim, o Senhor eleva. Zedequias, o Senhor é justo. Jeremias, o Senhor exalta ou o Senhor lança.
Alguns deles viveram de acordo com o significado de seus nomes. Entre eles Jeremias e Josias. Outros como Jeoaquim e Zedequias não justificaram os nomes que ostentavam, pois suas vidas contrariaram a grande promessa que seus nomes proclamavam.
Qual o valor que você quer dar ao seu nome? Se eu disser o teu nome será que soaria bem aos ouvidos dos teus irmãos, dos teus filhos e principalmente aos ouvidos de Deus. Como está a tua vida com Deus?
Deus mudou não somente o significado do nome de Jacó, mas mudou a sua vida. Deus não quer mudar o teu nome, mas quer dar novo significado a tua vida.
            Algumas pessoas à medida que crescem, tornam-se inferiores. Quando crianças elas sonhavam em servir a Deus. Trinta anos mais tarde descobrimos que estas pessoas correram em busca de algo sem valor. O que explica a transformação da aspiração da infância para a anemia da fase adulta?
            No entanto, outras pessoas, à medida que crescem tornam-se superiores. A vida não é um declínio em direção à monotonia, pois para elas a vida é uma ascensão rumo a excelência.
            Este homem viveu cerca de 60 anos e durante este tempo de vida não há sinal de decadência. Ele sempre estava ampliando os limites. Sempre se portou vigorosamente em batalha, desafiando e contestando o mal, o falso o vil.
            Como ele conseguiu isso? Como conseguimos isso? Tendo uma vida agrade tão somente a Deus e vivendo acima de mediocridade.
Jeremias foi um homem que honrou o significado do seu nome. Talvez você nem saiba o significado do seu nome, mas faça que a sua vida dê significado ao teu nome com uma vida por excelência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário