Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

SEGUIR JESUS, TEM SEU PREÇO




(Lucas 9:57-62).  Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Temos aqui algumas situações que passam aqueles que desejam seguir Jesus.
O primeiro candidato, a discípulo representa a força centrípeta da missão. Ele é atraído para juntar-se à comunidade de discípulos.
Ninguém o está recrutando. Mas ele não entende que “seguir” significa Getsêmani, Gólgota, cruz e sepulcro.
A ideia de seguir um Filho do homem rejeitado, sofredor, que não traria qualquer vantagem, glória, lucro. Não era isto que ele tinha em mente.
Foi por pura empolgação, todos estavam seguindo era um momento de êxtase, mas resposta de Jesus era clara : Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
 A ideia não é apenas: Você também pode vir a sofrer privações; já pensou nisto? Mas também: “Sejam quais forem os seus motivos, tenha em mente que você está se oferecendo para seguir um líder rejeitado”.
É claro que este voluntário retrata bem as pessoas em todas as eras, se oferecem voluvelmente para seguir a Jesus, sem refletir seriamente acerca do preço ou das implicações deste chamado.
Ninguém esta falando que este não é crente, ninguém esta falando que não tem o chamado, talvez a pessoa ainda não entenda o preço do seu chamado.
            Talvez, são pessoas que são chamadas em campanhas missionárias, que são motivados pela emoção e pela atmosfera que envolve. O Senhor Jesus não está dizendo que não, mas que reflita na sua decisão.
O segundo candidato está olhando para um futuro longínquo, pois adia sua decisão de seguir Jesus para um tempo posterior à morte do seu pai.
Pensa o candidato: “A minha família me faz certas exigências e sou importante para eles. Certamente o Senhor não espera que eu frustre as expectativas da minha mãe do meu pai, não é?” Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Jesus está dizendo que os espiritualmente mortos podem cuidar das responsabilidades tradicionais da sua comunidade local, mas quanto a você, vá e proclame a chegada do reino.
Este quer primeiro satisfazer a vontade dos seus pais. Há uma expectativa dos familiares para ele seja um médico, um advogado, que ele venha a cuidar da empresa e este candidato não quer frustrar o desejo de seus pais, quando eles morrerem quem sabe vou seguir Jesus.
O terceiro candidato a discípulo se oferece impetuosamente para seguir o Mestre. Da mesma forma, ele tem uma condição prévia. “Mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.
A pessoa que está indo embora, precisa pedir permissão para aqueles que estão ficando. A ideia é que o voluntário está pedindo o direito de ir para casa e obter permissão dos “de casa”, isto é dos pais.
Todas as pessoas que ouviram o dialogo sabiam que naturalmente o seu pai iria recusar-se a permitir que o seu filho saísse a vaguear em um empreendimento duvidoso.
Eles sabiam perfeitamente que aquele voluntário não estava indo para casa a fim de dar um último beijo afetuoso na face de seu pai, a fim de ouvir palavras de despedida de sua mãe, encorajando-o. Pelo contrário, ele estava pedindo permissão para submeter o assunto de seguir a Jesus à autoridade deles.
O anseio deste candidato é dele próprio: Primeiro eu vou fazer uma faculdade. Primeiro eu vou me casar. Primeiro eu vou conseguir um emprego. Deixando seu chamado sempre em segundo lugar, tendo a desculpa dos pais.
A resposta de Jesus dada a todos de segui-lo, requer pagar um alto preço.
As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Você já pensou nisto? Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. Você já decidiu por isto? Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. O que você está esperando por isto?
            Às vezes não sabemos o nosso chamado, pensamos em missões ou até mesmo em pastorado. É para isto o teu chamado? Quando Deus chama, por mais desculpas que possamos dar, não há como resistir.
Mateus 9:9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
Mateus 4:19-22  E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário